Menu

Perguntas frequentes

O que é um medicamento manipulado?

O medicamento manipulado é aquele que atende a uma prescrição médica personalizada e é elaborado individualmente na composição e dosagem certa para cada paciente.

Ao solicitar a manipulação de um creme hidratante, xampu, loção ou xarope, percebo que às vezes a embalagem não vem completa. A farmácia pode ter manipulado menos que a quantidade que foi prescrita pelo médico?

Não, a quantidade prescrita pelo seu médico está de acordo com a necessidade é que, muitas vezes, o volume prescrito é menor do que a capacidade da embalagem utilizada.

Por que algumas fórmulas precisam ser conservadas abaixo de 25°C e/ou ser conservadas em geladeira?

Algumas substâncias são mais sensíveis a temperatura e necessitam de refrigeração e/ou necessitam ficar em local fresco, não ultrapassando 25°C, para que mantenham as suas propriedades no produto final. O aviso será destacado no rótulo ou na embalagem da fórmula.

Por que meu médico prescreveu um medicamento manipulado?

A manipulação de medicamento é um forte aliado na adequação terapêutica, pois o médico prescreve uma fórmula personalizada que possibilita o ajuste da dose e combinações farmacêuticas não disponíveis no mercado convencional. Além disso, há o fator econômico, pois, como a fórmula é personalizada, não ocorre desperdício, e a possibilidade de automedicação fica bem reduzida.

Quais são os produtos que podem ser manipulados pela Farmácia Equilíbrio?

Praticamente todos os medicamentos nas suas variadas apresentações, como cápsulas, xaropes, suspensões, cremes, loções, géis, óvulos, supositórios, permitindo, com isso, a correção para adaptação da terapêutica e adesão do paciente.

Quais os itens importantes que devem ser considerados ao procurar uma farmácia com manipulação?

A farmácia deve lhe oferecer a assistência farmacêutica integral. Então, verifique se o farmacêutico está presente. Ele é o profissional habilitado para lhe dar orientação correta sobre o seu medicamento. As correções e adequações das diluições das matérias primas devem ser respeitadas. Além disso, a farmácia deve obedecer a todos os critérios da legislação do setor. Exija um bom atendimento e a pontualidade na entrega dos produtos. Observe a higiene do estabelecimento e de seus funcionários. Todos esses aspectos são observados e aplicados com alta qualidade na Farmácia Equilíbrio

Medicamentos manipulados podem ser emprestados?

Não! Por serem produzidos com base em fórmulas personalizadas, ou seja, prescritas para atender a casos específicos, os medicamentos manipulados não devem ser emprestados.

Quais precauções devem ser adotadas durante o uso do medicamento?

Em primeiro lugar, siga corretamente a posologia indicada pelo médico, transcrita no rótulo e/ou na receita. Em caso de dúvidas, gravidez, uso de outros medicamentos, efeitos colaterais ou sintomas inesperados, consulte sempre seu médico.

Devem ser adotadas precauções especiais para produtos controlados de uso interno?

Sim. Durante o uso dos produtos controlados, identificados por tarja ou etiqueta preta ou vermelha na embalagem, não ingira bebidas alcoólicas e redobre o cuidado ao dirigir e/ou operar máquinas. Além disso, procure manipular o medicamento no prazo de 30 dias após a emissão da receita. Após a data, a receita contendo produtos controlados perde sua validade.

Se eu tiver alguma dúvida sobre o medicamento manipulado, a quem devo recorrer?

Ao Farmacêutico. Ele é o profissional habilitado para prestar-lhe assistência farmacêutica e dar-lhe a orientação correta.

O tamanho das cápsulas pode variar?

Sim. O tamanho das cápsulas gelatinosas também pode variar de acordo com o procedimento utilizado em sua produção, o lote e o fornecedor das matérias primas, o que não interfere na atividade farmacológica.

É comum as cápsulas apresentarem odores fortes?

Sim. Algumas matérias-primas têm, por natureza, um odor forte, que pode perdurar após o processo de manipulação. Nossos profissionais fornecerão orientações no momento do pedido quando a formulação contiver substâncias com odores fortes.

As fórmulas podem ser repetidas após o tratamento?

É conveniente consultar o médico antes de repetir as fórmulas, pois muitos produtos não devem ser administrados por períodos prolongados. Além disso, fórmulas com substâncias controladas necessitam de novas receitas e/ou notificações para serem aviadas.