Menu

Uso indevido de suplementos pode acarretar problemas de saúde

Em meio às novidades, a vida saudável com foco em alimentação e atividades físicas vem aderindo novos seguidores. Aliada às mais variadas dietas, frequentar academia continua sendo a opção preferida entre a maioria. Com isso, vem o consumo de suplementos fitness em busca de melhores e mais rápidos resultados, mesmo alguns ainda arriscando fazer uso indevido ou errado desses produtos.

A suplementação serve para suprir necessidades fisiológicas que muitas vezes não são alcançadas somente com a alimentação, servem como auxiliares para quem busca os melhores resultados para a saúde e o corpo.

O assunto vem se tornando mais presente nas rodas de amigos e em meio às redes sociais de maneira aberta, tornando essa prática cada vez mais utilizada, mas muitas vezes sem a orientação correta de um profissional especializado, nesse caso, de um nutricionista.

Para o Nutricionista Esportivo, André Teles, é importante que as pessoas busquem a orientação mais correta e coerente possível através de consultas individuais com profissionais de saúde. “Através disso, conseguimos segurança e eficiência no resultado almejado. Entra a questão da saúde em explicar o porquê de estar tomando isso, nessa quantidade estipulada e no horário determinado. Se você gasta dinheiro com saúde ou performance, ele tem que ter seu retorno na mesma forma. Essa garantia só acontece com a essencial orientação do nutricionista”, comenta André.

O nutricionista é o profissional capaz de calcular a ingestão diária das necessidades nutricionais que cada pessoa necessita. Esse cálculo varia para cada pessoa, por exemplo, com atletas é maior devido à prática das atividades físicas. Se os suplementos forem consumidos da maneira errada, podem levar à queda de rendimento ou até gerar uma patologia (doença).

Com a “popularização” do assunto, surgem as mais diversas lojas e marcas especializadas nesses produtos. O que deve chamar atenção nessa hora, é a procedência da loja e dos proprietários também. Com o aumento das vendas online nas redes sociais, surgem as mais diversas dúvidas em relação ao produto que se compra.

O empresário w farmacêutico Lucas Lopes alerta o erro das pessoas não procurarem comprar suplementos de lojas devidamente credenciadas e regularizadas. “Tem que ter cuidado ao procurar a loja certa. Temos que oferecer essa qualidade nos produtos para o cliente e sempre procurar trabalhar com profissionais devidamente capacitados, que possam estudar o perfil desse paciente e indicar o que vai ser melhor para ele tomar, a fim de trazer os melhores resultados”, declara Lucas.

Segundo o farmacêutico, deve-se priorizar sempre esses cuidados, pois a utilização incorreta de suplementos sem o devido acompanhamento profissional pode acarretar diversos problemas de saúde como aceleração dos batimentos cardíacos, da pressão arterial, aumento de peso, sobrecarga renal e hepática, entre outros.

Compartilhe

Deixe seu comentário